Programação Completa do IV Fazendo Cruzos

23/04/2024 10:30

🔥 SE INSCREVA para a 4ª edição do Fazendo cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – racismo (DITO) científico: ética, estética e comunicação com ciência 🔥

👉🏾 O evento trará para a universidade movimentos de aprofundamento da noção de “racismo científico”, refletindo como essa ideia, forjada no contexto moderno-colonial implicou na construção e representação pública do conhecimento científico no presente, hierarquizando seres com base em pressupostos biologizantes e deterministas que, apesar de refutados e invalidados cientificamente, são reproduzidos até hoje.

👉🏾 O racismo (DITO) científico parte do ponto de vista único, exclusivo e excludente do homem, branco, cisgênero, europeu, cristão e proprietário, impulsionando invasões, exploração e subjugação de diferentes povos, especialmente populações indígenas, africanas, asiáticas, ciganos e grupos sociais como mulheres, pessoas com deficiências, pessoas trans e outros grupos minorizados.

👉🏾 Dessa maneira, através dos cruzos com as universidades, as artes, a comunidade e os movimentos sociais, traremos uma roda de conversa em área verde, intervenções e exposições artísticas, salas com oficinas interativas, nosso conhecido ajeum para alimentar a galera, um Slam antirracista, entre outras atividades que estarão acontecendo ao longo do dia 17/04, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).

👉🏾 Com essa edição buscamos (re)pensar sobre a ética, a estética e comunicação científica de modo afirmativo, desde a universidade pública pela qual e desde onde lutamos, produzimos e defendemos – apesar da branquitude e dos resquícios ainda presentes do racismo científico – por uma sociedade antirracista.

❗INSCRIÇÕES ABERTAS (com direito a certificação – até dia 17/04)❗