Materiais Didáticos Produzidos

Os Materiais didáticos disponíveis à seguir foram elaborados a partir de debates sobre os conceitos e questões do campo das ciências sociais no contexto da Disciplina Estudos Afro-brasileiros, oferecidos pelas professoras Alexandra Alencar e Flávia Medeiros para os cursos de Ciências Sociais, Antropologia e demais estudantes da UFSC.

Entre os conteúdos e temas centrais estão: o ensino de estudos Afro-Brasileiros no Brasil; racismo e o mito da democracia racial; a situação do negro no Brasil; afro-diáspora; branquitude, negritude; reflexões sobre questões teórico-metodológicas de uma perspectiva reflexiva e decolonia, entre outros.

Produções dos/das estudantes de Estudos Afro-brasileiros da UFSC (organizados por semestre).

TURMA 2022.2

PÉS N’ÁGUA PÉS EM MIM (Performance)

Álbum de Figurinhas de Personalidades Negras

Uma História de Apagamento e Invisibilidade: Existência Negra em Santa Catarina (Cartilha)

A CAPOEIRA COMO VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

Memorial da Artista Valda Costa |acesse o site

Senta que lá vem História (Plano de aula)

“Encruzilhamentos” entre passado e futuro dos negros no Brasil (Plano de aula)

A VIVÊNCIA DO CIDADÃO NEGRO EM FLORIANÓPOLIS | Apresentação | Plano de Aula

 

 

 

TURMA 2022.1

(Re)existências negras em Santa Catarina 

BRANQUITUDE, O privilégio racial nas mídias

VAMOS FALAR DE COLORISMO?

AGOSTO DOURADO – Semana de Apoio a Amamentação Negra

Material de apoio para apresentação histórica

O mito da democracia racial na sociologia brasileira

Literatura negra no século XX

Redemocratização no Brasil: A fórmula magica da paz?

Pedagogia das/nas Encruzilhadas 

Plano de aula – As diferentes formas de racismo no cotidiano

Plano de aula – Os impactos da ditadura militar 

Descolonizando o ensino fundamental

Dispersão de povos pelo planeta

Racismo cientifico e a miscigenação

Racismo cientifico: O impacto no Brasil do século XIX – XX

 

TURMA 2021.2

Língua e Colonialismo

Quilombolas em Florianópolis

QUILOMBOS SIMBÓLICOS

Racismo Científico e Miscigenação

Mito da Democracia Racial – Um Raio-X do Brasil

Podcast A Trajetória do Movimento Político por Memória, Verdade e Justiça no Brasil

Podcast Precisamos falar sobre Branquitude

Racismo Científico – O uso tendencioso da ciência

Cartilha O que é o Museu Afro-Brasil-Sul?

População Negra: Representatividade Política em Santa Catarina

Representatividade

 

TURMA 2021.1

Colonialismos, pós-colonialismos e decolonialismos

Construção da identidade negra

Corpos e subjetividades negres, negras e negros

Direitos Sociais para quem?

Ensino eurocentrado das escolas – pensando (contra)pedagogias anticoloniais

Feminismo Negro

Guia de estudos – Raça e Relações Internacionais

Ouvir, Observar, Cantar e Brincar: Metodologias de ensino do Maracatu de Baque Virado

Plano de Aula – Corpo e subjetividades negras

Plano de Aula – Negros na região Sul e em Santa Catarina

Plano de ensino – Negros no Sul do Brasil

Plano de Aula – Racismo científico e Lima Barreto: história e literatura Afro-brasileira

Políticas de ações afirmativas no Brasil

Um Breve Resgate Histórico sobre o Movimentos Negro Brasileiro à época republicana

 

TURMA 2020.2

Apostila Sociologia Ensino Médio: A Escravidão do Negro e a Questão do Trabalho no Brasil

Cartas Decoloniais

Cartilha Racismo Científico e a Ideologia do Branqueamento no Brasil

Cartilha Pensando em Subjetividades Negras

Cartilha sobre a objetificação e hipersexualização da mulher negra

Infográfico “Vamos falar sobre racismo?”

Jogo Democracia Racial e Ditadura

Plano de Aula “O branqueamento nas obras literárias – com enfoque em Machado de Assis

Plano de aula O pensamento de Frantz Fanon e a obra “Pele negra, máscaras brancas”

Podcast’s sobre branquitude

Slides sobre branqueamento e miscigenação

Slides sobre Democracia Racial

 

TURMA 2020.1

Território, Memória e Subjetividade de Quilombolas Urbanos do Sul do Brasil

Podcast Africamérica

Material Didático sobre Colonialismo 

Cartilha sobre Diáspora Africana

Plano de aula sobre letramento racial

Sobre a presença negra-africana em território catarinense e o uso do audiovisual enquanto fonte no ensino de História 

Anticolonialismo, Diaspora e Arte: refletindo sobre negritude e branquitude

“Verdade ou mentira ” e a relação com Estudos-Afro

Uma história de horror brasileira: produção de terror, raça e cinema nacional

Plano de aula – Minicurso de apoio a História e Cultura Afro-brasileira e Indígena brasileira