Ebó Epistêmico nas Escolas

Projeto Ebó Epistêmico nas Escolas

A oficina Ebó nas escolas é parte das atividades realizadas pelo projeto de extensão Ebó-epistêmico, que acontece nas escolas da rede pública da grande Florianópolis, tais como EEB Aderbal Ramos da Silva, EEB Wanderley Junior, EEB Simão José Hess, Núcleo EJA Sul 2 (EBM Tapera) e EEB Padre Anchieta.

A atividade é ministrada por toda a equipe integrante do projeto de extensão Ebó-Epistêmico e realizada em quatro momentos: dinâmica de conhecimento do grupo, dinâmica com imagens de protagonistas negras/as/es, parte expositiva sobre assuntos como: racismo estrutural, racismo científico, democracia racial, meritocracia, políticas de ações afirmativas, etc. e, elaboração de cartazes com temática sobre afrofuturismo. Acontece sempre intervenções dos alunos que a partir dos momentos de exposição, se sensibilizam e colaboram partilhando relatos e vivências pessoais, trazendo potência e sentido para o espaço.

Acrescentamos que tal atividade destaca a importância da universidade pública continuar cumprindo a sua função de extrapolar os seus muros e manter um diálogo constante com a comunidade. Um diálogo que também seja antirracista e em prol da diversidade para que possamos desenhar juntas, juntos e juntes, outras possibilidades de futuro para nós e nossa sociedade.

Apresentamos abaixo o vídeo documentário “Ebó Epistêmico nas Escolas 2022”