Agradecimentos: Roda de conversa sobre direito à cidade e roda de samba com Samba da Búia

20/12/2024 11:08

❗ A última atividade da semana do 5º Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias, com o tema (com)fabulações raciais: modernismos, culturalismos e desigualdades foi uma roda de conversa sobre Direito à Cidade e roda de samba com o Samba da Búia 

👉🏿 A roda de conversa sobre Direito à Cidade teve a mediação de Lindberg Nascimento (@lnjunior) e participação de Vanda Pinedo(@vandapinedo), Dani Ramos (@danircandido) e Lino Peres (@professorlinoperes) na Bugio Trindade (@bugiotrindade).

🔅 Nós conversamos sobre quem tem direito a exercer sua cidadania plena na cidade, que culturas são respeitadas no seu fazer mundo e sobre quais espaços são realmente públicos. Foi um momento de reflexão e troca importante, que nos fez pensar sobre o nosso papel e os desafios para uma cidade mais inclusiva e justa.

 

👉🏿 E para finalizar este encontro, tivemos o privilégio de vivenciar o Samba da Búia, uma roda de samba que ocupa e celebra a cidade, exaltando a cultura afro-brasileira. O grupo, que nasceu de encontros na Avenida Hercílio Luz, no centro de Florianópolis, trouxe a força do samba para as ruas, lembrando que a cidade é de todes e precisa ser vivida, ocupada e respeitar todas as suas culturas.

🔅 O Samba da Búia carrega em seu nome uma referência ao Rio da Bulha, que corre sob a avenida, escondido, mas presente na história do grupo.

 

 

🌻 Agradecemos a todes que somaram nesse processo, contribuindo com suas reflexões e participaram da nossa atividade cultural de finalização. Que possamos seguir ocupando a cidade com mais rodas de conversa, mais rodas de samba e mais ações que afirmem o direito de todos e todas a uma cidade verdadeiramente plural e pública.

🔹Fotos por Andrey Santiago (@andreykovski).

🔥 Acompanhe nosso projeto através do instagram (@eboepistemicoufsc) e do nosso site: http://www.eboepistemico.ufsc.br (link na bio)

#fazendocruzos #ebóepistêmico #comfabulaçõesraciais