Fazendo Cruzos 2025
🎭 Vem aí a 6º edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento.
📍Vai acontecer no @cfh_ufsc, no dia 20 de agosto de 2024.
✔️Já salvem na agenda!
🔥Aguardamos todes!

❗O Ebó Epistêmico convida todas as pessoas interessadas a se inscrever para compor as apresentações cênicas da nossa 6ª edição do evento Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias.❗
🎭 Como evento cultural teremos performances artísticas em formato de esquetes.
👉🏾 Confira o edital e preencha o formulário disponíveis no site do Ebó Epistêmico e venha fazer parte desta peça!
🗓️ O evento acontecerá no dia 20 de agosto de 2025, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira o Edital de Convocatória para Atos Cênicos – Fazendo Cruzos!
E preencha o formulário!
🔥 Esta aberto o Edital para Monitoria – 6º Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias.

👉🏿 O evento ocorrerá no CFH da UFSC, com abertura à comunidade externa, no dia 20 de agosto de 2025.
✔ Público-Alvo: Estudantes regularmente matriculados na graduação ou pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina.
✔ Pré-Requisitos para Monitoria:
* Matrícula regular em curso de graduação ou pós-graduação na UFSC.
* Disponibilidade para participar da reunião de treinamento em 12/08 pela manhã ou 13/08 no período da tarde.
* Engajamento na montagem do espaço e na monitoria do evento.
* Disponibilidade para atuar em pelo menos dois turnos (manhã/tarde/noite) durante o evento.
* Comprometimento com a desmontagem do espaço do evento.
👉🏿 Os participantes das atividades de monitoria receberão certificação de 8 horas de atividades complementares através do sistema de inscrições e Certificados UFSC.
🔥 Acompanhe novas informações através do nosso instagram e do nosso site.
❗ INSCRIÇÕES ATÉ 07/08 ❗
Aguardamos todes para fazer esse evento incrível acontecer!
#fazendocruzos #ebóepistêmico
📣 Chegou o momento mais esperado do ano! 📣

❗A equipe do projeto Ebó epistêmico vem convidar todas as pessoas interessadas a se inscreverem como participantes ouvintes para nossa 6ª edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias, com o tema: Performances e narrativas negras em movimento❗
🎭Esta edição se propõe a refletir e colocar em cena a resistência e fortalecimento das lutas negras no Brasil a partir das experiências do Teatro Experimental do Negro e do Projeto Unesco. Focando no contexto ao redor dos anos 1940 a 1960, nos inspiramos nas discussões produzidas por perspectivas artísticas e científicas de produção de modos de entender e representar as experiências negras no Brasil.🎙️
🪴Sendo assim, através dos cruzos com as universidades, as artes, a comunidade e os movimentos sociais, traremos uma roda de conversa, performances com atos cênicos, salas com oficinas interativas, nossa feira de alimentos Ajeum, exposições, além de uma atração cultural linda do Maracatu Arrasta Ilha.🪘
▪️ O 6º Fazendo Cruzos é aberto e acontecerá ao longo do dia 20/08, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC).
🔥 Acompanhe novas informações através do nosso instagram e do nosso site.
❗ INSCRIÇÕES: Se inscreva através do link https://inscricoes.ufsc.br/activities/11732
Não perca!
Está aberto a Convocatória para a Feira de Alimentos – AJEUM 🍲

É um momento de partilha, onde se fortalece laços e se toca saberes através do alimento. Acreditamos que o alimento é uma grande ferramenta epistemológica e nutrição coletiva. Sendo assim, é com muito prazer que convidamos todas pessoas empreendedoras a participarem na nossa Feira de Alimentos para compor a 6º Edição do Fazendo Cruzos com Antropologias, Artes e Museologias – Performances e narrativas negras em movimento ✨
O evento ocorrerá no CFH da UFSC, com abertura à comunidade externa, no dia 20 de agosto de 2025.
Público Alvo: Pessoas empreendedoras interessadas em participar da feira de alimentos.
Inscrições – 16/07 á 01/08 – Para se inscrever na Feira de Alimentos Ajeum acesse o FORMULÁRIO DO AJEUM.
Disponibilizaremos monitores para auxiliar todes participantes inscritos do AJEUM na montagem e desmontagem dos utensílios.
✨Abrindo com potência a 6ª edição do Fazendo Cruzos!
No dia 20 de agosto, começamos a programação com a roda de conversa, trazendo reflexões sobre as produções teatrais de autoria negra e os sentidos do teatro negro na cena atual. Como reflexões contemporâneas do debate racial brasileiro.

🎭 A conversa contará com a presença de Julianna Rosa de Souza @juliannarosadesouza , professora doutora em Teatro, integrante do NEN – Núcleo de Estudos Negros de SC. Com publicações e peças que abordam protagonismo negro e LGBT+, ela atualmente realiza pós-doutorado na UDESC pesquisando dramaturgias negras catarinenses.
Assim como, estará conosco Elisa Larkin Nascimento @elisalarkinn , que é doutora em Psicologia pela USP e mestre em Direito e em Ciências Sociais pela Universidade do Estado de Nova York. Ela é cofundadora e atual presidente do Ipeafro, Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, cuja missão é preservar, gerir, articular e difundir o acervo e o legado de Abdias Nascimento, para permanência de memória e resistência.
Estará conosco também João Nogueira @jcnogueira13 , sociólogo e pesquisador da Cátedra Antonieta de Barros UFSC/UNESCO, com atuação na REAFRO – Rede Brasil Afroempreendedor, trazendo sua experiência em políticas de igualdade racial e cultura negra. É autor do artigo “O mito da Revolução, Guerreiro Ramos e o Golpe de 1964” (Revista Ilha, UFSC), no qual discute a atualidade das ideias do sociólogo para o debate racial brasileiro.
A mediação será de Eliane Debus @debuseliane , professora da UFSC, atuando no Departamento de Metodologia do Ensino e no Programa de Pós-graduação em Educação. É também Secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, e referência em mediação literária e formação de leitores.
🕘 Início às 9h30
📍 CFH / UFSC
Venha com a gente abrir os caminhos da escuta, da cena e da palavra?!
🌻 Colagem feita por Juliana Jorge @d.kollage
⭐️ Oficinas que fazem parte da programação da 6a edição do Fazendo Cruzos!
A partir das 14h, damos continuidade às atividades do evento com diversas oficinas relacionadas à temática “performances e narrativas negras em movimento”.

👉🏿 Oficina “Teatro Negro no Brasil – cena, memória e resistência” com @lelettecoutto . Será um momento de imersão na história, estética e na potência política do Teatro Negro no Brasil. É um convite a escutar, sentir e criar a partir de outras epistemologias, desde o Teatro Experimental do Negro até coletivos contemporâneos que atuam com perspectiva decolonial e antirracista.
👉🏿 Oficina “Voz e Ancestralidade” com @dandaramanoela .A proposta é mergulhar na voz como território de memória e expressão, combinando uma vivência sensível com exercícios de técnica vocal.
👉🏿 Oficina “Qual é a luz que nos toca? Reflexões sobre iluminação cênica e as peles negras” com @allexandramelo_ . A atividade conta com introdução à luz cênica e convida os participantes a refletir sobre a técnica de iluminação e as estruturas de poder, caminhando para uma estética afro referenciada e decolonial.
👉🏿 Oficina “Recriar mapas que passam pelo peito” com @paulacamposaandrade .Lugar para composição de escritas a partir do tema do corpo e suas travessias, se detendo aos usos poéticos da linguagem.
✍🏾 As inscrições para as oficinas devem ser feitas via formulário.
⏱️Início às 14h
📍 CFH/UFSC
🌻Colagens de Juliana Jorge @d.kollage
🦋 Espaço Infantil Erês do Fazendo Cruzos! 🦋

🪁Nesta edição, estamos criando o Espaço dos Erês, um ambiente acolhedor e adequado para que crianças fiquem sob o cuidado da nossa equipe enquanto seus responsáveis experienciam as diferentes formas de fazer cruzos.🪁
🍭Nosso objetivo é que tanto crianças quanto seus cuidadores possam participar integralmente do evento.🍭
🔎 A comissão organizadora da 6ª edição do Fazendo Cruzos está propondo uma consulta para preparar as atividades do Espaço dos Erês.
Pedimos gentilmente às pessoas interessadas que preencham o formulário.
Serão acolhidas criança(s) de 3 a 12 anos. Esse levantamento serve para entendermos o perfil do público – alvo e as necessidades dos cuidadores e suas crianças.
📝Caso tenha interesse em estar conosco, preencha as perguntas do formulário dísponível.
🌻Colagem de Juliana Jorge @d.kollage
🎭Vem aí a exposição “Teatro Experimental do Negro”!
🖼️A 6ª edição do Fazendo Cruzos, em parceria com o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO), convida você para a abertura da exposição “Teatro Experimental do Negro”, no hall do bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

🪮A mostra dialoga com o tema desta edição do evento — “Performance e narrativas negras em movimento” — e traz à cena a força criativa, política e histórica do teatro negro no Brasil, a partir da trajetória e do legado de Abdias Nascimento.
Fundado em 1944, o Teatro Experimental do Negro foi mais do que uma companhia teatral: foi um espaço de resistência, denúncia e afirmação da identidade negra, abrindo caminhos para artistas e intelectuais que transformaram a arte e a luta antirracista no país.
📍Visitação até outubro de 2025
📍Hall do Bloco B – CFH – UFSC
✨ É com entusiasmo e fome de encontro que anunciamos as pessoas e empreendimentos selecionades para o Ajeum da 6ª edição do Fazendo Cruzos!
Venha fazer parte dessa memória e celebração! 💛
Conheça quem vai compor esse encontro de saberes e sabores:
🍲 Ajeum Vital – Resgata a ancestralidade na alimentação Afro-artesanal, priorizando temperos e ingredientes africanos, unindo nutrição e afeto em cada preparo.
🍤 Acarajé da Eli – Comida ancestral feita com pertencimento, honrando as que vieram antes e preservando cultura e tradição.
🥯 Pilinhas – Bolinhos deliciosos e molhadinhos, queridos na Angola, onde são chamados de pilinhas ou charutos. Diferentes do bolinho de chuva, atravessam o oceano Atlântico para conquistar também os paladares brasileiros.
🌍 Okinkas – Valoriza e promove a diversidade cultural em Florianópolis por meio da gastronomia de diferentes países africanos.
🌿Casa Escola Contracolonial – Prepara alimentos sagrados com propósito e ancestralidade, seguindo princípios contracoloniais. Une ingredientes de base africana e indígena, sem ultraprocessados, para nutrir corpo, espírito e memória, ensinando sobre a história e autonomia alimentar do povo.
🥘 Dumaroc Gastronomia – Culinária afetiva e histórica, trazendo os sabores e temperos únicos do Marrocos.
💚 Alimentos Puro Amor – Há 21 anos oferece alimentação saudável e acessível, valorizando o reino vegetal e mantendo a produção artesanal.
👉🏿 Já se inscreveu para nosso evento?! Acesse em: https://inscricoes.ufsc.br/activities/11732


